E-BOCA LIVRE (2015)

Carlos Alberto Dória

Já conhecido por um estilo polemista e provocativo, o sociólogo Carlos Alberto Dória, autor de vários livros sobre história e cultura culinária, nesse e-Boca Livre a sua visão sobre como a culinária e a gastronomia estão misturadas no cotidiano da vida. A perspectiva do distanciamento do dia a dia permite a reflexão do leitor a partir das coisas mais simples – o consumo de leite condensado, o excesso de açúcar, a descoberta de novas sabores e ingredientes – até os rumos imaginados da “nova gastronomia brasileira” em processo de formação.

Dória se debruça sobre assuntos abordados na imprensa diária, sobre os bastidores dos restaurantes mais destacados, os rumos da indústria da alimentação e os seus “escândalos” que vez por outra vêm à tona, bem como sobre hábitos arraigados de nossa cultura ou o “espanto” diante de inovações à mesa. Tudo tem o sentido de orientar o leitor que, entre uma garfada e outra, às vezes come coisas prazerosas, mas em outras indigestas para o corpo e a mente. O sentido das crônicas reunidas aqui é propiciar, então, um “comer com consciência”, sem automatismos de qualquer tipo, de modo a percebermos como os gestos à mesa nos vinculam às pessoas próximas e também às ações mais distante no enorme território do comer; território onde, além de encontrarmos nossa “identidade”, corremos o risco constante de nos perdermos.

Páginas:256 pg.
Formato:16 x 23 cm
Peso:410gr
Acabamento:Brochura kraft
Lançamento:01/09/2015
ISBN:978-85-67362-11-3
Selo:Tapioca
Formou-se em Ciências Sociais pela USP e tem doutorado e pós-doutorado em Sociologia pela Unicamp. É autor de vários livros sobre cultura culinária e gastronomia, sendo o último Formação da culinária brasileira (Três Estrelas, 2014). É diretor do C5 – Centro de Cultura Culinária Camara Cascudo. Organizou a série especial da revista Scientific American – Brasil sobre gastronomia molecular (2007) e o dossiê “Arte & Gastronomia” da Revista Cult (no 198, 2015).